Ortopedia e Traumatologia
O especialista em Ortopedia e Traumatologia trata as doenças que acometem os músculos, ossos, ligamentos e articulações sejam de origem traumática, inflamatória, infecciosa, congênita ou degenerativa.
A cirurgia de Quadril e Joelho é uma área da ortopedia que abrange a maioria das afecções destas articulações no adulto, com ênfase em lesões degenerativas ou resultantes da prática esportiva.
A osteoartrose representa a principal doença tratada por esta subespecialidade, inicialmente de forma conservadora (mudança de hábitos, fisioterapia, medicamentos) e nos casos mais graves por meio de cirurgia, substituindo a articulação doente por uma prótese articulada (Artroplastia Total de Quadril ou de Joelho).
As lesões decorrentes da atividade física também são muito freqüentes (bursites, tendinites, lesões de menisco e ligamentos), devendo ser avaliadas por este especialista e optado pela forma de tratamento mais adequada.
As patologias de quadril e joelho têm se tornado cada vez mais prevalentes, em função da maior longevidade da população e da disseminação e promoção de um estilo de vida mais ativo e associado aos esportes.
A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais
Quando um órgão está debilitado, determinados pontos da pele manifestam maior sensibilidade. Observando esse fenômeno, há mais de 3 mil anos, os chineses concluíram que cada órgão possui um correspondente ponto específico que, uma vez estimulado, pode aliviar a dor, prevenir e até tratar doenças.
Assim nasceu a acupuntura, uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), introduzida no Brasil há mais de 40 anos.
Considerada terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como especialidade médica. Em 2006, o Ministério da Saúde incluiu a técnica entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).